Arco Íris da Beleza

De tudo um pouco!

A imunidade é essencial para proteger o organismo contra infecções, desde as mais simples até as mais sérias, como as que são provocadas por vírus e bactérias.

Curiosamente, nem sempre o sistema imunológico está em boas condições para combater ou prevenir doenças. Uma boa maneira de contornar isso é investindo em dicas para melhorar a imunidade baixa. A seguir, apresentamos quais são elas!

Dicas para aumentar a imunidade

O sistema imunológico pode ser reforçado e ter seu desempenho aprimorado ao adotar medidas simples e fáceis. Abaixo, apresentamos quais podem fazer parte do seu dia a dia:

  1. Use produtos naturais para a imunidade

Há produtos naturais que conseguem aumentar a imunidade e minimizar o risco de contrair doenças. Entre eles, destaque para a Equinácea Purpúrea, que é uma planta capaz de reforçar o sistema imunológico como um todo.

Além da Equinácea Purpúrea, os Probióticos para Imunidade e a Lisina também são boas alternativas para fortalecer o sistema imunológico, sempre de maneira natural e saudável.

  1. Alimente-se adequadamente

Existem alimentos que contribuem positivamente com a imunidade e devem entrar em suas refeições. A seguir, preparamos uma lista com todos eles:

  • Frutas cítricas: são ricas em vitamina C, que é antioxidante e reduz o dano celular causado por micro-organismos e fatores externos, fortalecendo o sistema imunológico;
  • Vegetais e folhas verde-escuros: possuem taxa elevada de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento da imunidade;
  • Iogurte natural: é capaz de equilibrar a microbiota do intestino, o que colabora para o sistema imunológico, combatendo bactérias ruins;
  • Castanha-do-Pará: é fonte de selênio, que é um mineral responsável por neutralizar radicais livres. Também possui vitamina E, que é antioxidante e evita o dano às células;
  • Mel: alimento bactericida, rico em vitaminas, antioxidantes e minerais, reforçando a imunidade naturalmente.
  1. Beba mais água

A água hidrata o organismo e mantém suas funções vitais, logo, também contribui com o sistema imunológico. O recomendado é que o consumo seja de 1,5 litro a 2 litros de água diariamente.

  1. Durma mais

A privação do sono contribui para a baixa imunidade. Portanto, dormir adequadamente (quando há descanso físico e mental) aumenta sua imunidade e auxilia na prevenção ou cura de doenças. O sono ideal é aquele que varia de cerca de 6 a 8 horas por noite.

  1. Desestresse

O estresse é um grande vilão quando se fala em imunidade, porque impede que as células do organismo desempenhem suas funções normalmente. Por isso, seu sistema imunológico pode ficar fragilizado.

Para evitar esse tipo de situação, tente desestressar sempre que possível. Uma boa maneira de fazer isso é realizar atividades que lhe proporcionem bem-estar, inclusive praticar exercícios físicos ou meditar.

  1. Abandone o tabagismo

Se for fumante, considere abandonar o tabagismo, que libera substâncias inflamatórias capazes de comprometer o sistema imunológico. Com isso, o organismo se torna mais suscetível a bactérias e vírus.

  1. Não exagere nos exercícios

A prática excessiva de exercícios físicos não é uma dica sobre como aumentar a imunidade, porque o exagero na prática leva a um processo inflamatório que pode provocar a queda do sistema imunológico. Portanto, não abuse dos treinos.