Arco Íris da Beleza

De tudo um pouco!
cozinha planejada 2021

Uma das mudanças mais significativas nessa pandemia foi que a casa ganhou um novo significado, afinal, além de ficarmos muito mais tempo nela, devido às recomendações de isolamento social, ainda passamos a desempenhar novas funções dentro de casa, como o home office e invenções culinárias na cozinha. Diante dessa realidade, redecorar e fazer reformas em casa é uma nova meta para muitas pessoas. Veja quais são as principais tendências para cozinha planejada 2021:

Texturas contrastantes

Os novos designs utilizam acabamentos de texturas contrastantes. Por exemplo, porcelana e madeira ou armários pretos mates combinados com detalhes metálicos, em bronze. A tendência é que esses acabamentos elegantes se equilibrem aos elementos orgânicos e naturais, com destaque para a madeira. Os acabamentos mais populares para as bancadas e armários são níquel acetinado, estanho e latão antigo, o acabamento fosco está sendo mais valorizado que o brilhante.

Os materiais usados são muito diversos e cada vez são mesclados entre si: madeira, plástico, cerâmica, pedra e metal estão presentes em diversos catálogos de cozinha para o próximo ano. Outra mescla é a de espaços, cozinhas conectadas a áreas exteriores é uma tendência cada vez mais em alta. Esta tendência está aliada ao hobby da cozinha, na criação de espaços mais aconchegantes e que seja ampla para receber amigos e familiares. Uma grande vantagem dessa integração com espaços abertos é a luz natural que preenche o espaço.

Plantas dentro de casa

Para além desta integração física com espaços abertos, a tendência de plantas na cozinha se faz presente também em apartamentos e outros tipos de casa que não tenham jardim. Ter plantas dentro de casa traz benefícios evidentes para a saúde, pois melhora o ar dos ambientes, mas também pode ser muito útil na hora de cozinhar. Isso porque algumas espécies como alecrim, hortelã e tomilho são plantas que apresentam boa resistência e fácil cuidado para se ter em casa.

Mas a estética com plantas também é uma tendência e nessa, entram as samambaias, suculentas e folhagens no geral, que preenchem os espaços e deixam o ambiente, além de bonito, com um ar vivo para ambientes que muitas vezes estão no meio de grandes cidades.

Cores e iluminação

Outra tendência para cozinhas planejadas é a iluminação. Criar pontos de iluminação, com led e lâmpadas coloridas causa um efeito muito legal na cozinha, além de serem capazes de ampliar o espaço percebido. Uma das formas de iluminação que estão em alta são as iluminações embutidas, que são aquelas inseridas nos armários e demais móveis. Colocar luzes em locais estratégicos da cozinha também pode auxiliar idosos a cozinhar, pois pode melhorar a visibilidade da bancada de cortar alimentos, por exemplo.

As cores intensas também são uma novidade! Aquela cozinha inteira branca que já foi um sonho não é mais. Amarelo, azul e vermelho são algumas cores que vêm aparecendo muito nas cozinhas. Inclusive, é possível notar que eletroeletrônicos de cozinha estão surgindo cada vez mais coloridos. Outro acabamento muito utilizado são as paredes para riscar com giz, muito utilizada para fazer listas de compras, anotar receitas e deixar recados divertidos.