Arco Íris da Beleza

De tudo um pouco!
Poupança: vale a pena os rendimentos?

A poupança é a porta de entrada de muitas pessoas no mundo dos investimentos. Também pudera: é uma opção descomplicada de fazer seu dinheiro render, basta depositá-lo na conta e não o sacar antes de 30 dias.

Mas, será que os rendimentos da poupança valem a pena? A seguir, esclarecemos essa questão. Confira e saiba quanto rende poupança, bem como se esta é a melhor opção de investimento.

 

Como funciona a poupança?

A poupança é uma modalidade de investimento de renda fixa que tem como principal característica o risco muito baixo, ou seja, a chance de perder dinheiro é nula. Por isso, é a aposta inicial de quem quer investir, mas não tem conhecimento sobre o mercado.

O serviço poupança é oferecido por bancos privados e públicos e qualquer pessoa pode utilizá-lo. É só abrir uma conta poupança, depositar dinheiro nela e recolher automaticamente os rendimentos.

 

Rendimento da poupança

O rendimento da poupança é estabelecido com base na Selic, que é uma taxa de juros, e da TR, sigla utilizada para designar a Taxa Referencial, que é estabelecida pelo Banco Central diariamente. Faz-se o seguinte cálculo:

 

  • Rendimento de 0,5% sobre o valor da conta + TR, se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano;
  • Rendimento de 70% da Selic + TR, se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano.

 

Um ponto que merece ser lembrado que esse rendimento só ocorre no aniversário da poupança, ou seja, 30 dias depois do depósito. Portanto, se sacar o dinheiro antes, não há rendimento.

 

O rendimento vale a pena?

Na prática, não e o motivo disso é simples: a poupança rende pouco, sobretudo em comparação com outros investimentos disponíveis no mercado. Se quiser fazer seu dinheiro render mais, recomenda-se diversificar formas de investimentos.

É possível fazer uma poupança, comprar carta contemplada e investir no tesouro direto. Quando tiver mais experiência, é válido tentar investimentos mais agressivos e com maior potencial de retorno.