Arco Íris da Beleza

De tudo um pouco!
Quantas questões caem no Exame de Ordem?

Os estudantes de Direito, e até mesmo aqueles já formados, possuem uma preocupação a mais, o Exame de Ordem OAB. Para ser considerado aprovado e conquistar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, o profissional precisa passar por duas etapas avaliativas. Na primeira fase são cobradas questões de múltipla escolha, já na segunda fase, o aluno enfrenta uma prova prático-profissional sobre uma área escolhida anteriormente por ele mesmo.

A primeira fase do Exame de Ordem OAB é formada por 80 questões das seguintes disciplinas: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, assim como, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. Para ser considerado apto, o participante precisa acertar pelo menos metade das questões, ou seja, somar 40 acertos.

Assim que o futuro advogado é aprovado na 1ª fase do Exame de Ordem OAB, ele automaticamente passa para a 2ª fase. Nesta etapa, a avaliação é um pouco diferente. É preciso passar por quatro questões escritas discursivas e mais uma peça profissional. Mas, essa fase não traz todas as áreas do Direito citadas anteriormente, mas sim, apenas uma e ela foi escolhida previamente pelo estudante. Então, é preciso optar por uma área que você tenha maior afinidade, seja pelos trabalhos desempenhados na faculdade ou por suas experiências de estágio. As opções disponíveis são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

Mas se você quer passar no Exame de Ordem OAB de primeira, não tem que ficar pesquisando quantas questões são cobradas ou quantas é necessário acertar para ser aprovado. Você precisa fazer uma preparação direcionada e consciente. Afinal, no futebol, muito se fala que o time que entra pra empatar perde. Então, não pense em acertar só 40 questões, pense em dar o seu melhor e ser aprovado. E para isso, é importante contar com um preparatório OAB de qualidade.

 

Preparação para o Exame de Ordem

O Exame de Ordem OAB tem assustado estudantes a cada edição, devido ao seu aumento no nível de dificuldade. Mas a ideia é deixar de lado as pegadinhas e cobrar questões que poderiam ter saído de uma conversa real com um cliente. Afinal, é esse tipo de situação que o advogado passará após a aprovação, então, nada mais justo que deixá-lo preparado desde já.

Mas, os cursos de Direito não conseguem fazer um ensino direcionado para a realidade atual do Exame de Ordem. Por isso, quem aposta em um preparatório OAB aumenta muito as suas chances de ser aprovado já na primeira tentativa. Mas é importante procurar por um preparatório OAB de qualidade, que tenha o conteúdo atualizado conforme as novidades mais recentes da lei, que conte com videoaulas dinâmicas e com explicações diretas ao ponto, além de uma plataforma completa com questões de concursos anteriores. Assim, a aprovação chega mais rápido e você pode seguir com a sua carreira de sucesso como advogado ou advogada.