Arco Íris da Beleza

De tudo um pouco!
5 dicas para conseguir uma vaga 100% home office

As oportunidades de trabalho em home office cresceram no último ano e a tendência é que permaneçam como uma opção no mercado de trabalho.

O home office chegou para ficar, por isso, muitas empresas adotaram o formato de trabalho como algo fixo para o seu dia a dia. É fato, a muitos anos vemos empresas que permitem que seus funcionários atuem em casa alguns dias da semana. Outras ainda, optam por expandir possibilidades e buscam talentos fora do estado em que a empresa está presente.

Não tem como negar, o home office apresenta grandes vantagens para os profissionais. Além de não terem gastos com deslocamento, o profissional perde menos tempo com transporte, podendo se dedicar ainda mais às suas atividades.

Mas para quem está entrando no mercado de trabalho agora ou está se realocando e procura por uma vaga home office, o que fazer? Nas próximas linhas vamos falar sobre como encontrar vagas de trabalho home office e garantir todos os benefícios que essa modalidade tem a oferecer. Vamos lá?

Como conseguir uma vaga 100% home office?

Muitas empresas já adotam essa modalidade de trabalho, seja parcial ou integralmente. Entretanto, a tendência se intensificou na pandemia. Assim, de acordo com a Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, 29% das empresas pretendem seguir no modelo home office para, no mínimo, 50% dos seus funcionários.

Mas, para conseguir a sua oportunidade, é preciso pensar em alguns aspectos e se adequar a algumas características da modalidade.

Desenvolva as competências essenciais para o trabalho home office

Quando falamos em trabalho home office, as empresas buscam competências que vão além da qualificação técnica. Por isso, quem está de olho em oportunidades na modalidade deve desenvolver habilidades de comportamento, como:

  • Pensar de forma sistêmica e se automotivar diariamente;
  • Ter inteligência emocional e adaptativa para passar pelos desafios do home office;
  • Saber se comunicar de maneira assertiva pelas ferramentas online;
  • Mesmo de forma remota, saber trabalhar em equipe;
  • Desenvolver marketing pessoal, sobretudo para garantir boas oportunidades e crescer na empresa;
  • Ser organizado com as atividades e demandas diárias.

E como desenvolver essas competências? Bom, simplesmente buscando constantemente conhecimento. Saia fora da caixa, leia experiências de outras pessoas, confira o que as empresas esperam de profissionais home office e assim por diante.

Tenha um ambiente certo para trabalhar

O desenvolvimento é importante, mas não é a única coisa que precisa da sua atenção. Montar um ambiente próprio para o trabalho faz toda a diferença para que seu cérebro entenda mais facilmente os momentos em que seu lar é para descanso e os que ele se torna profissional.

Quando o assunto é produtividade, uma mesa adequada e cadeira confortável faz toda a diferença. Você terá mais tempo para as suas atividades e estará mais próximo da sua família e isso é uma grande vantagem. Mas o fato também pode ser um grande desafio.

Por isso, busque por técnicas que possam te ajudar a se recompor com facilidade e agilidade quando for interrompido, principalmente se você tem crianças em casa.

Considere outras possibilidades de trabalho

Quando falamos em vagas home office, muitas pessoas focam somente nas oportunidades CLT, aquele regime de carteira assinada. Entretanto, as oportunidades para autônomos estão cada vez mais promissoras.

O profissional tem a autonomia de atuar em diversas empresas, sem vínculo empregatício, diversificando sua fonte de renda. Mas para apostar nessa possibilidade, vale tomar alguns cuidados, como:

  • Contar com uma boa gestão financeira;
  • Motivação para procurar oportunidades e entregar todas as suas atividades;
  • Compromisso com a própria rotina;
  • Gerenciamento de tempo para encaixar as melhores oportunidades;
  • Priorizar os trabalhos e saber dizer não quando necessário.

Se encaixe do seu jeito

O que funciona para um nem sempre funciona para outro. Na teoria pode parecer algo simples, mas quando falamos em trabalho remoto é muito importante estabelecer uma rotina de trabalho em casa. Ou seja, ter horário para acordar, trabalhar, comer e descansar.

Como citamos anteriormente, o home office exige disciplina, mas uma disciplina que se encaixe dentro da sua realidade. Portanto, atenção neste quesito.

Procure por vagas

Depois que já contar com esses diferenciais em seu currículo, é hora de procurar por oportunidades. A internet é uma grande aliada neste momento. Basta acessar alguns dos sites de empregos disponíveis, digitar sua área de atuação + vaga remota no campo de pesquisa e filtrar os resultados.

Enfim, seguindo essas dicas, garantir uma vaga home office para chamar de sua será algo muito mais simples! Esperamos que as informações tenham te ajudado e colaborem para que você chegue até seu objetivo. Gostou do conteúdo? Compartilhe!