Arco Íris da Beleza

De tudo um pouco!
Como advogar para empresas?

O Direito Empresarial ainda é uma área pouco procurada por estudantes e bacharéis em Direito. Porém, para quem deseja seguir carreira na advocacia empresarial, o panorama é muito favorável.

Essa área do direito ainda é pouco explorada e tem muitas ramificações, com isso, o advogado pode escolher em qual delas quer trabalhar. Conheça um pouco mais sobre o Direito Empresarial:

A advocacia empresarial pode ser dividida entre o setor de Fusões e Aquisições, Falência e Recuperação Judicial, Compliance, entre outros. Além disso, ela pode ser consultiva, judicial e extrajudicial. Dito isto, já da para imaginar quantas oportunidades podem ser encontradas nessa área.

Um grande atrativo desse mercado são as possibilidades financeiras. Esse é um campo de grandes operações financeiras, que envolve honorários atraentes aos advogados.

Se você se interessou e quer seguir nesse nicho da advocacia, fique atento e continue lendo esse texto. Vamos te falar o que você precisa saber para chegar lá!

 

Como se tornar um advogado empresarial

Antes de mais nada, você precisa de uma graduação em Direito. Após a conclusão do curso, é imprescindível que o bacharel passe na prova da OAB. Esse exame é indispensável para o exercício da profissão no Brasil.

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB é a instituição responsável por definir as regras para o exercício da advocacia no Brasil. Neste sentido, para garantir a qualidade dos serviços prestados, mantendo a seriedade e ética necessárias na profissão, o órgão estipulou que todos os graduados em Direito, sem exceção, sejam avaliados por meio do Exame de Ordem.

A prova é realizada em duas etapas, também pode ser realizada durante o período de faculdade. Neste caso, basta estar matriculado no último ano do curso.

Na prova objetiva, os participantes são submetidos a 80 questões em que são cobradas as disciplinas e conteúdos obrigatórios vistos durante todo o período de graduação. Para obter a aprovação, o candidato precisa obter, no mínimo, 50% de acerto.

Já a prova prático-profissional exige a elaboração de uma peça profissional juntamente com a resolução de quatro questões discursivas. Nesta etapa é possível optar entre os conteúdos das áreas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário. Considerando que a peça possui o valor de 5 pontos e cada questão vale 1,25, para ser aprovado é necessário atingir a média de 6 pontos.

 

Preparação para o Exame de Ordem

Como já citado, o conteúdo da prova abrange todos os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Porém, você pode garantir uma melhor nota fazendo um curso oab.

Para aqueles que desejam otimizar o seu tempo e ir direto ao ponto, recomenda-se o estudo por meio de videoaulas. Com a vantagem de não precisar sair de casa para complementar seus estudos, o aluno tem o conhecimento ao alcance das mãos, basta dar o play.

Outra grande vantagem de se contar com o apoio de um preparatório específico é contar com a vivência, mesmo que online, e experiência de professores especialistas no exame, o que, evidentemente, traz mais segurança e motivação para o dia da prova. Sempre a postos, eles podem tirar suas dúvidas e oferecer orientações específicas que, com certeza, farão toda a diferença na sua preparação.