Arco Íris da Beleza

De tudo um pouco!

Os analgésicos são os medicamentos de maior consumo em todos os países do mundo, entre eles, o grupo que se consome com mais frequência são os que conhecemos como anti-inflamatórios não esteróides: analgésicos anti-inflamatórios não esteróides. Talvez os mais conhecidos desta família de analgésicos sejam o ibuprofeno, diclofenac, ketorolac ou naproxeno, entre outros, mas realmente se trata de um grupo de analgésicos bastante grandes, que compartilham certas características, como, por exemplo, os seus efeitos secundários a nível do estômago.

Devido a isso, faz-se necessário ter sempre uma alternativa à mão para as pessoas que sofrem de afecções gástricas e precisam de acalmar qualquer dor que estejam sofrendo. Neste artigo vamos discutir a nimesulida: para que serve, doses e efeitos colaterais, já que se trata de um membro de um subgrupo de pacientes que têm menor capacidade de produzir danos gástricos.

O que é a nimesulida: composição

A nimesulida é um fármaco com ação analgésica e antipirética, que pertence à família dos analgésicos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), dentro de um grupo particular de estes que são conhecidos como inibidores seletivos de COX-2, o que lhe dá a característica de causar menos danos gastrointestinais, um efeito adverso que produzem praticamente todos os anti-inflamatórios não esteróides, enquanto conserva sua capacidade analgésicas e anti-inflamatórias.

Indicações da nimesulida

O desenvolvimento da nimesulida e de outros analgésicos seletivos de COX-2 foi inspirado pela necessidade de proporcionar alívio da dor em pessoas que estejam em risco de sofrer de doenças gástricas como úlceras gástricas e que estão sob tratamento com anticoagulantes e que, portanto, não podem tomar analgésicos comuns, como o ibuprofeno ou diclofenac devido ao risco de causar efeitos colaterais importantes, como hemorragia no estômago ou aumento do risco de sangramento.

Devido à forma em que atua a nimesulida, nestes pacientes, existe um risco muito menor de provocar tais efeitos colaterais já que não interage com o organismo da mesma maneira que os analgésicos convencionais quanto a esses efeitos, mas sim em relação à analgesia, oferecendo um alívio de dor muito semelhante.