Arco Íris da Beleza

De tudo um pouco!
Como são corrigidas as peças no exame de ordem?

A 2ª fase do Exame de Ordem aplicada pela Fundação Getúlio Vargas – FGV exige uma preparação diferenciada.

Nesta etapa, não basta somente ter o conhecimento, é preciso saber colocá-lo em prática.

Aqui o candidato precisará resolver um caso concreto e responder a questão de maneira oficial, em formato de peça que, posteriormente, será analisada e corrigida conforme as indicações do edital.

 

Correção – 2ª fase OAB

As questões e a redação peça segunda fase OAB são avaliadas quanto à adequação das respostas ao tema apresentado.

A nota da prova prático-profissional é a soma das notas obtidas nas questões e na redação da peça profissional, que varia de 0 a 10 pontos.

Para conquistar a aprovação, o candidato deve obter nota igual ou superior a 6 pontos.

 

Preparação para a prova de 2ª fase OAB

Além de toda a preparação feita para a prova de 1ª fase, é muito importante que você reserve um tempo para escrever e treinar seus conhecimentos relacionados à elaboração das peças.

Procure treinar no papel e não no computador. Ao treinar no papel, de forma manuscrita, você adquire a velocidade certa da escrita, cria uma noção de espaço melhor e aprimora a caligrafia que, acredite ou não, pode ser determinante na atribuição de pontos na sua prova.

Outra boa e grande solução é buscar o auxílio de um curso OAB. Com a ajuda de profissionais você aprenderá a efetuar as marcações corretas no código, bem como, receberá dicas espertas de profissionais acostumados com o estilo da prova.

 

Tira-dúvidas

No texto abaixo, listamos uma série de situações comuns que podem influenciar na composição da sua nota final. Fique atento!

 

Excedi o espaço da resposta, serei penalizado?

Na verdade, você não será penalizado por ultrapassar o limite de linhas, mas tudo que você escreveu após o limite será desconsiderado. Ou seja, todo trecho excedido não será avaliado para a composição de nota.

 

Errei a peça, vou zerar?

Infelizmente, apresentar a peça inadequada ou diferente daquela que foi dada como certa pela FGV/OAB é motivo para ter sua nota atribuída a zero.

 

Esqueci de adicionar o valor da causa, e agora?

Fique tranquilo! Neste caso, você somente não vai receber a pontuação referente a esse item. Sendo assim, se o valor da causa é de 0,20 pontos, esse será o seu desconto.

 

E se eu não mencionar os fundamentos legais da peça?

Aqui temos um impasse. Não há um consenso quanto a este item, há casos em que a banca corrige a peça e outros em que não. Pelo edital, esse é um dos motivos para receber zero, mas nem sempre é cumprido à risca.

 

Respondi a questão 1 no lugar destinado à questão 2, como será a correção?

Esse tipo de erro é penalizado com nota zero, mesmo que você tenha indicado que as respostas estão trocadas. Mas, se você tiver percebido esse erro na hora, o ideal é fazer um risco simples em todo o texto e responder a questão certa no espaço ainda disponível de linhas.