Arco Íris da Beleza

De tudo um pouco!
O que é plano de carreira?

Está pensando em iniciar sua jornada no mercado de trabalho na área de educação e não sabe como funciona, ou nem o que é um plano de carreira? Se você está prestes a cursar, ou pensa na graduação em pedagogia como opção ou até mesmo em um curso pedagogia ead veio ao lugar certo!

Primeiramente, você precisa entender o conceito de plano de carreira, que é uma ferramenta muito útil para que você possa progredir no mercado de trabalho dentro de uma organização. As empresas utilizam o plano de carreira para projetar o crescimento e a evolução de seus colaboradores, planejando suas trajetórias dentro da hierarquia organizacional.

Quando não há um plano de carreira, a falta de reconhecimento pode ser uma das razões da redução do interesse de novos profissionais em se tornarem educadores e também da falta de motivação dos pedagogos para permanecer nas instituições de ensino. Para incentivar a formação de novos profissionais muitas instituições de ensino estão criando planos de carreira personalizados para reter os melhores profissionais e garantir a motivação dos professores colaboradores.

Quem cura uma graduação em pedagogia tem em mente que o mercado da educação é altamente competitivo, com as organizações passando a oferecer diversas vantagens para retenção dos talentos. Além dos benefícios financeiros, fatores como a motivação e o incentivo à formação continuada também devem ser agregados a um plano de carreira atraente.

Depois de formado em um curso de pedagogia ead, o que você busca ao procurar uma vaga em uma instituição que possua plano de carreira, além de uma remuneração atraente são benefícios que possam ajudar na sua caminhada para a autorrealização. Um dos fatores que você deve considerar é a divisão de jornada, pois além das horas em sala de aula é necessário que seja separado um tempo para o planejamento de aulas, correção de provas, leitura de materiais, entre outras. Essas atividades muitas vezes não estão previstas nas horas remuneradas do pedagogo, mas devem ser levadas em conta com toda a certeza.

É fundamental também que o profissional formado em uma graduação em pedagogia mantenha-se sempre atualizado e apto a ensinar. Por esse motivo é imprescindível que o plano de carreira contenha um incentivo para a formação continuada. Alguns cursos podem ocorrer até mesmo dentro do calendário escolar, na própria instituição, com a participação de professores convidados das áreas de interesse. Ou ainda, o incentivo para participar de programas de pós-graduação, custeando mensalidades parcial ou integralmente em instituições parceiras ou de uma mesma rede.

Muito importante ao considerar uma vaga de emprego na área educacional é levar em conta se a instituição possui políticas de progressão salarial de acordo com a quantidade e o grau de títulos que um professor obtiver. Por exemplo, é inadmissível que um professor apenas com licenciatura ganhe mais do que um educador com mestrado ou doutorado na sua área, salvo apenas se sua carga horária for muito mais extensa. Bônus por tempo de serviço também mostram a valorização dos profissionais por parte das empresas.