Arco Íris da Beleza

De tudo um pouco!

Quando já sabemos o que queremos trazer, chega o momento de entrar em contato com o proprietário. Há muitas maneiras de iniciar o processo (em uma feira, através de um distribuidor em outro país, dirigindo-nos diretamente para a empresa…), mas o mais importante é se aproximar da marca estrangeira com um plano de negócio para o seu lançamento em Portugal. Por isso, terá que fazer um pequeno estudo de mercado, de forma que possamos levar alguns números mais ou menos precisas da oportunidade de negócio.

Em qualquer caso, devemos tentar entrar em contato pessoalmente com a empresa que nos interessa representar. Muitas vezes convém reunir-se em pessoa para explicar o trabalho. Com isso pude pesquisar entusiasmar com um projeto que tem que haver uma certa emotividade, não apenas números. Cara a Cara, você pode ver como os fornecedores sentem a marca e tirar o que eles querem fazer. E o mesmo acontece com eles em relação a nós.

Se você procura uma penetração rápida no mercado, o mais indicado será uma distribuição por zonas, com agentes multicartera. Por contra, se é necessária alguma adaptação às características do mercado português, o melhor é uma distribuição seletiva em clientes escolhidos. Nem todas as regras servem para todos os objectivos.

Há que tentar ser oco no canal de distribuição, mas pode ser muito complicado encontrá-lo se não se tem entrada para esse canal. Assim, explica que a distribuição direta e seletiva é mais lento, mas com menos dispendiosa. No início, você pode abordar os clientes espelho, em que se olham todos, líderes de opinião e a dos que há que vender com um esforço económico comercial adicional.

Eles podem servir em uma primeira fase e podemos atender de forma direta. Mas imediatamente depois tem que ser você tem que procurar comercializadoras que nos façam chegar a todos os lugares no menor tempo possível e que contem com uma rede que não represente um custo direto para nós.

Em relação ao papel das redes sociais, são especialmente válidas para um público jovem, mas ao igual que o produto se move apenas se o suporte de forma natural, se nós não temos essa sorte, o produto precisa de apoio e não temos líderes de opinião no seu ambiente, é muito mais difícil.